Lauro de Freitas recebe o primeiro Teatro de Bolso da Bahia
- Redação DRMS

- 15 de jan.
- 2 min de leitura

A Bahia acaba de ganhar seu primeiro Teatro de Bolso, um novo espaço cultural que visa democratizar o acesso à arte e fortalecer a cena teatral no estado. Localizado no bairro Vilas do Atlântico, no Shopping Villas Boullevard, em Lauro de Freitas, o teatro será inaugurado no dia 31 de janeiro, oferecendo uma proposta inovadora para o público da região.
De acordo com Alê Nereu, educadora, conselheira de cultura, atriz e curadora do espaço, o Teatro de Bolso surge como uma resposta à carência de opções de entretenimento na cidade: “Mesmo sendo um shopping pequeno, atende um público ávido por cultura e diversão. Infelizmente, Lauro de Freitas tem poucas opções de entretenimento. Então, o teatro de bolso vai valorizar ainda mais a região e agregar arte à vida dos moradores”, comenta Nereu.
O espaço, que anteriormente funcionava como cinema, está passando por um processo de revitalização para acomodar apresentações teatrais voltadas para pequenos públicos. A reforma inclui ajustes como a instalação de cadeiras novas, sistema de som e iluminação de última geração, e a construção de um palco adaptado para criar um ambiente acolhedor e de proximidade entre artistas e espectadores.
A criação do Teatro de Bolso segue a Lei nº 12.233/2010, que tornou obrigatória a inclusão de teatros em shoppings centers, embora a regulamentação da lei tenha sido atrasada na Bahia. “Infelizmente, a legislação não foi regulamentada até hoje. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a lei pegou, mas na Bahia, o Shopping Boullevard é o primeiro a implementar essa proposta”, lamenta Alê Nereu, que também critica a falta de visão de governantes e empresários sobre a importância de espaços culturais em áreas comerciais.
Com capacidade para 100 lugares, o novo teatro promete proporcionar uma experiência única e próxima do público, com um tablado menor e mais intimista. Para Nereu, a cultura e a arte devem estar presentes em todos os lugares. “Devemos nos engajar para que surjam outras salas de teatro em shoppings”, defende.
O Teatro de Bolso de Lauro de Freitas promete ser um ponto de encontro para os amantes das artes cênicas e uma nova opção de lazer e cultura para a população da região.














Comentários