top of page
drms branco.png

Lula compara situação do Brasil pós-Bolsonaro à destruição na Faixa de Gaza em entrevista a Mano Brown

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o cenário encontrado no Brasil após o governo Jair Bolsonaro (PL) à destruição provocada pelo conflito na Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante entrevista ao podcast Mano a Mano, comandado pelo rapper Mano Brown, publicada nesta quinta-feira (19), no Spotify.


“De vez em quando eu olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos. Não tínhamos mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, de Direitos Humanos, de Cultura. Foi uma destruição proposital”, afirmou Lula.


Durante o bate-papo de mais de duas horas, o petista evitou entrar em temas mais sensíveis, como os conflitos no Oriente Médio, mas falou sobre os desafios para governar com minoria no Congresso Nacional. Lula citou que o PT elegeu apenas 70 dos 513 deputados federais, o que, segundo ele, exige composição política com partidos de centro.


“É só analisar para saber que preciso fazer composições políticas para governar o país. Se não, não consigo”, disse, ao responder uma pergunta da jornalista Semayat Oliveira sobre críticas da esquerda às alianças feitas pelo governo.


O presidente também defendeu a regulamentação das redes sociais como uma medida para proteger a democracia. “Se não regularmos, estamos vulneráveis”, declarou.


Na conversa, Lula confirmou que pretende disputar a reeleição em 2026, com o objetivo de enfrentar a direita. Ele citou como possíveis adversários os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. “Podem procurar o candidato que quiserem. Se eu for candidato, é para ganhar as eleições”, disse.


Na mesma semana, Ratinho Júnior divulgou um vídeo com tom eleitoral, produzido pelo marqueteiro argentino Jorge Gerez. No material, o governador do Paraná reforça sua trajetória política, apresenta-se como filho do apresentador Ratinho e afirma ter entrado para a vida pública para renovar a política local.


Lula aproveitou ainda para anunciar que pretende lançar até o fim do mês duas novas linhas de crédito: uma para reforma de casas e outra voltada à aquisição de motos elétricas por entregadores de aplicativos. O presidente prometeu também, até o fim do ano, incluir o gás de cozinha na cesta básica, o que, segundo ele, beneficiará cerca de 17 milhões de famílias com o produto de forma gratuita.

Comentários


Diário RMS | Todos os direitos reservados - 2022 / Copyright © 

bottom of page