Lula e Trump selam a paz e negociam fim de sobretaxas em conversa por vídeo conferência
- Redação DRMS

- 6 de out.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram um telefonema de 30 minutos na manhã desta segunda-feira (6). Segundo a Presidência do Brasil, esse foi o primeiro passo para a "restauração das relações amigáveis de 201 anos" entre as duas maiores democracias do Ocidente.
Os líderes relembraram a "boa química" que tiveram durante o encontro na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O telefonema sinaliza uma reaproximação direta e um esforço para distensionar a relação bilateral.
O presidente Lula foi direto ao ponto nas questões comerciais sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O petista solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e o fim das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Lula reforçou o argumento econômico, lembrando que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços, e destacou a importância estratégica da parceria.
O presidente Trump designou o Secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Pelo lado do Brasil, a tarefa ficará a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula colocou na mesa algumas sugestões para o encontro:
A Cúpula da Asean, na Malásia;
Um convite reiterado para Trump participar da COP30, em Belém (PA);
A disposição de viajar aos Estados Unidos.
Além disso, os presidentes trocaram telefones pessoais para estabelecer uma "via direta de comunicação". A conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
O presidente dos Estados Unidos comentou em sua rede Truth Social sobre a conversa com Lula: “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu.
“Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, finalizou o republicano.














Comentários