Bruno Reis e ACM Neto arrastam multidão no 2 de Julho e projetam futuro político da Bahia
- Redação DRMS

- 2 de jul.
- 2 min de leitura

A chegada do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e do ex-prefeito e vice-presidente nacional do partido, ACM Neto, marcou a abertura dos festejos do 2 de Julho, nesta quarta-feira (2), no Largo da Lapinha, em Salvador. Por volta das 8h, os dois foram recebidos com aplausos, gritos de apoio e até erguidos nos ombros por apoiadores, em meio a uma multidão que se aglomerava para acompanhar o cortejo cívico.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, também participou do percurso, que seguiu em clima de festa e celebração até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Antes, Bruno Reis e ACM Neto participaram dos tradicionais ritos de hasteamento das bandeiras e deposição de flores no monumento ao General Labatut.
Defesa do 2 de Julho como data nacional
Em entrevista, Bruno Reis defendeu o reconhecimento do 2 de Julho como data nacional, ressaltando o simbolismo da independência baiana:
“É uma data que simboliza a força do nosso povo, da nossa essência. O povo baiano se inspira nos heróis do 2 de Julho para enfrentar, no dia a dia, as dificuldades, as batalhas e alcançar seus objetivos, com independência, com autonomia e com soberania”, afirmou o prefeito.
ACM Neto reforçou o caráter histórico da data, mas destacou também os desafios atuais da Bahia:
“A independência que a gente precisa é em relação à violência, às mortes na fila da regulação da saúde, ao desemprego, à pobreza, à desigualdade social, à miséria e à seca”, declarou.
Estratégia para 2026
Questionado sobre uma possível candidatura ao governo da Bahia em 2026, Neto indicou que a oposição deve definir sua chapa até março do próximo ano:
“Se depender da minha opinião, a gente vai ter uma chapa completa para apresentar até março do ano que vem: governador, vice e senadores. E, é claro, o interior tem que estar presente, tem que ter o peso do interior da Bahia”, disse.
Clima de euforia no cortejo
O clima no Largo da Lapinha e ao longo do trajeto foi de grande euforia. A multidão acompanhava cada passo de Bruno Reis e ACM Neto, disputando espaço para tirar fotos. “É o futuro governador”, gritavam apoiadores ao ver o ex-prefeito.
O fluxo de pessoas foi tão intenso que o grupo levou cerca de 30 minutos para atravessar um trecho em frente ao depósito de bebidas Empório Gomes, onde moradores improvisaram camarotes nas sacadas. A concentração, animada por fanfarras, mal deixava espaço para circular.














Comentários