Desentendimento entre presidente da ALBA e vice-líder da minoria marca sessão de votação de projetos
- Redação DRMS

- 2 de set.
- 2 min de leitura

Durante a sessão desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputados repercutiram um desentendimento entre a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), e o vice-líder da minoria, Alan Sanches (União Brasil). O episódio ocorreu no plenário enquanto eram votados 14 projetos do Executivo, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a prestação de contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nos exercícios de 2022 e 2023.
Segundo parlamentares ouvidos de forma reservada, houve surpresa com a postura de Sanches, que teria adotado um tom “de show” durante a discussão, o que também repercutiu entre os jornalistas presentes.
O conflito começou quando Ivana Bastos anunciou o líder da minoria, Tiago Correia (PSDB), como orador, mas ele estava ausente. Alan Sanches se dirigiu à Tribuna, momento em que foi questionado sobre a substituição. “Eu sou líder. Na ausência do líder, o vice-líder assume”, respondeu Sanches. A presidente rebateu, alegando desconhecer a ausência do colega.
O atrito se intensificou durante a votação de projetos sobre a reestruturação das carreiras das polícias Civil e Militar, quando Sanches pediu verificação de quórum fora do prazo. Ele alegou ter direito a questionar antes da votação e criticou a condução da sessão, afirmando que a presidente deveria ser justa com a oposição. Ivana Bastos solicitou a verificação de quórum no plenário e nas comissões.
Em entrevista após a sessão, Ivana Bastos afirmou ter se sentido desrespeitada e apontou que o episódio pode estar relacionado ao fato de ela ser mulher à frente da presidência. “Foram 14 projetos hoje. Acredito que, com o tempo, vão aceitar ter uma mulher à frente da presidência e os ânimos vão se acalmar”, declarou.
Alan Sanches, ao perceber a presença da imprensa, deixou o plenário sem comentar o episódio.














Comentários