Lula e Anielle Franco celebram 2 de Julho e destacam projeto para tornar data nacional
- Redação DRMS

- 2 de jul.
- 2 min de leitura

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou nesta terça-feira (2), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades, das comemorações do 2 de Julho, que marcam a independência do Brasil na Bahia. A festa contou com o tradicional desfile em carro aberto do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta popular que consolidou a vitória contra as tropas portuguesas.
Durante o ato, Lula destacou a relevância histórica da data, que, segundo ele, ainda é pouco conhecida no restante do país.“Todo mundo sabe que D. Pedro fez o grito da Independência, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou. O presidente também ressaltou que enviou ao Congresso Nacional, na última terça-feira (1º), um projeto de lei para instituir o 2 de Julho como Dia Nacional de Consolidação da Independência do Brasil.
Anielle Franco reforçou a importância do reconhecimento da data. “Estarmos aqui hoje representa o reconhecimento dessa data tão importante para todos nós brasileiros e reforça o envio do PL que o presidente Lula fez ontem, para tornar o 2 de julho uma data nacional”, disse.
Além de Lula e Anielle, participaram do desfile a primeira-dama, Janja Lula; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira; o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB).
Vitória definitiva – Embora o 7 de setembro seja celebrado como marco da independência do Brasil, após o célebre “Independência ou Morte” de D. Pedro I, às margens do Ipiranga, foi apenas em 2 de julho de 1823 que os baianos garantiram a vitória definitiva, expulsando as tropas portuguesas do território nacional.














Comentários