Bahia celebra 2 de Julho com programação cívica, cultural e presença de Lula
- Redação DRMS

- 2 de jul.
- 2 min de leitura

A programação do feriado estadual de 2 de Julho, que celebra a independência do Brasil na Bahia, segue nesta terça-feira (1º) com eventos culturais, religiosos e cívicos em Salvador.
A partir das 16h, o Largo de Pirajá será palco da cerimônia de chegada do Fogo Simbólico. Autoridades estaduais e municipais participarão do hasteamento das bandeiras, do acendimento da pira e da homenagem ao General Labatut, militar francês que teve papel estratégico na luta contra as tropas portuguesas. O Hino Nacional será executado pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, e um show do Cortejo Afro encerrará a noite.
Ainda nesta terça, às 19h15, a Academia de Letras da Bahia promove o encontro virtual “2 de Julho – Aspectos Históricos e Culturais”, transmitido pelo YouTube. O evento abordará temas ligados à independência e ao papel de personalidades como Maria Quitéria, Maria Filipa e Joana Angélica, destacadas pela escritora Maribel Barreto. O presidente da instituição, Aleilton Fonseca, também participa com reflexões sobre o livro O Dia em que o Povo Ganhou, de Joel Rufino.
Cortejo de filarmônicas e atrações musicais
Na quarta-feira (2), dia do feriado, 10 filarmônicas com mais de 400 músicos realizarão o cortejo tradicional, com concentração a partir das 7h, no Instituto de Educação Isaías Alves, seguindo em direção ao Terreiro de Jesus.
Ao longo do dia, shows gratuitos serão realizados nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. Na Praça das Artes, também está prevista uma programação especial, com acesso pago. A presença do presidente Lula é esperada na capital baiana no final da tarde desta terça.
Atos e celebrações até 13 de julho
As comemorações do 2 de Julho em Salvador seguem até o dia 13. No próximo dia 5, acontece o cortejo da “Volta da Cabocla”, quando as imagens do Caboclo e da Cabocla retornam do Campo Grande ao Pavilhão Dois de Julho, na Lapinha.
A agenda ainda inclui o Baile da Independência, a Festa de Labatut, o 3º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro, além de uma missa especial na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.
A programação completa está disponível nos perfis da Fundação Gregório de Matos e da Secretaria Municipal de Cultura.














Comentários