top of page
drms branco.png

Lauro de Freitas: mercado municipal aquece com venda de produtos típicos para o São João

Foto: Jean Victor
Foto: Jean Victor

O clima junino já movimenta o Mercado Municipal de Lauro de Freitas, no Centro da cidade. Milho verde, amendoim, coco seco, aipim, licores e outros ingredientes tradicionais estão entre os itens mais procurados pelos consumidores que antecipam as compras para as festas de São João.


Nesta quarta-feira (18), o movimento começou a crescer, mas a expectativa dos comerciantes é de que a maior procura ocorra entre sexta (20) e sábado (21). O mercado funciona até a próxima segunda-feira (23), das 7h às 17h. Além dos itens típicos, o espaço segue oferecendo produtos do dia a dia, como azeite, camarão, farinha, castanha, quiabo e pescados.


Com a demanda em alta, os preços podem sofrer reajustes nos próximos dias, e a orientação dos vendedores é que os consumidores antecipem as compras.


Moradora do bairro Caixa d’Água, Rose Silva, de 49 anos, não perdeu tempo e já garantiu os ingredientes da celebração em família. “Minha mãe faz uma canjica que é irresistível. Já comprei milho, amendoim, laranja e tangerina, que está uma delícia”, contou.


Para os comerciantes, o período junino é uma das melhores oportunidades do ano para ampliar as vendas. Jorge Oliveira, o Seu Jorge Preto, que há mais de 30 anos mantém uma barraca no mercado, destaca a busca por produtos típicos como coco seco, licor e carimã. “Este é um momento importante para todos nós. O mercado está mais limpo, com uma estrutura melhor do que antes, e isso ajuda muito”, disse.


Além da alimentação, a moda caipira também movimenta o espaço. A costureira Gleide Magali, que há uma década trabalha no mercado, aproveita a temporada para oferecer ajustes de roupas e vender vestidos típicos. “Nesta época, as pessoas correm atrás de trajes de caipira e pequenos reparos para as festas em família. Isso movimenta o mercado todo”, afirmou.


Com o São João se aproximando, a recomendação é clara: não deixar as compras para a última hora.

Comentários


Diário RMS | Todos os direitos reservados - 2022 / Copyright © 

bottom of page