Pablo Roberto detalha processo de matrículas, desafios com vagas e professores na rede municipal
- Redação DRMS

- 15 de jan.
- 2 min de leitura

O secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, participou na manhã desta quarta-feira (15) do programa Acorda Cidade, onde abordou o andamento do processo de matrículas da rede municipal e discutiu questões como a falta de vagas e de professores. As matrículas para novos alunos tiveram início na terça-feira (14) e seguem até a próxima segunda-feira (20). Ele destacou a documentação necessária, que inclui foto 3×4, certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, em caso de crianças com deficiência ou beneficiárias de programas sociais, relatórios médicos e comprovantes específicos.
“Os pais devem se dirigir à escola para efetuar a matrícula. Se não houver vaga na escola desejada, o aluno será encaminhado para uma unidade próxima, conforme nossa orientação”, esclareceu o secretário, que avaliou o primeiro dia de matrículas como positivo, mesmo com a alta procura, inclusive de madrugada.
Pablo Roberto garantiu que há planejamento para atender à demanda por vagas, que deve crescer este ano. “Em 2024, tivemos cerca de 55 mil alunos na rede. Este ano, estamos nos organizando para atingir 58 mil vagas. Nosso objetivo é atender todas as famílias, embora nem sempre seja possível garantir uma vaga na escola mais próxima à residência. Por isso, estamos realizando encaminhamentos para escolas próximas”, explicou.
Desafios para crianças de dois anos e inclusão
Sobre as dificuldades enfrentadas por famílias de crianças de dois anos, o secretário reconheceu a limitação de vagas para essa faixa etária. “Os gestores escolares estão sendo orientados a registrar a demanda. A partir de sexta-feira, faremos um levantamento para dimensionar essa procura e definir as medidas necessárias”, afirmou.
O secretário também destacou ações voltadas para crianças atípicas. Ele garantiu que, em caso de dificuldade para realizar matrículas, as famílias devem procurar a Secretaria de Educação para receber orientações e encaminhamentos adequados.
Falta de professores e convocação de aprovados no concurso
Outro ponto levantado foi o déficit de professores na rede municipal. Pablo Roberto informou que 300 novos professores serão convocados do último concurso público para suprir parte da demanda. “Já conversamos com o prefeito, que autorizou as medidas necessárias para essa convocação, prevista para começar na primeira quinzena de fevereiro. Isso trará um alívio importante para a organização das turmas”, disse.
Ele explicou que o número de convocados está limitado pelas regras do edital do concurso. “Embora a necessidade seja maior, não é possível alterar o edital neste momento. Estamos trabalhando dentro do que foi estabelecido para garantir o início do ano letivo com o quadro de professores reforçado”, concluiu.
Pablo Roberto reafirmou o compromisso da Secretaria de Educação em superar os desafios para assegurar o acesso à educação de qualidade para todas as crianças do município.














Comentários