Ponte Salvador-Itaparica ganha secretaria exclusiva após dificuldade para sair do papel
- Redação DRMS

- 10 de set.
- 1 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta terça-feira (09) a criação da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário e da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), pasta que terá como missão central conduzir a obra mais aguardada da mobilidade baiana. O projeto de lei será encaminhado nos próximos dias à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Prometida desde 2013, no governo de Jaques Wagner (PT), a ponte também atravessou os mandatos de Rui Costa (PT), hoje ministro da Casa Civil, acumulando mudanças de prazos e ajustes de projeto. Ao instituir uma secretaria exclusiva, Jerônimo busca dar nova centralidade ao empreendimento, reforçando o discurso de prioridade e garantindo maior acompanhamento técnico e político.
Durante encontro com deputadas e deputados estaduais, nesta segunda (08), o governador também apresentou outros investimentos estratégicos para a mobilidade, como a expansão do metrô de Salvador, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a nova rodoviária da capital. Na ocasião, ele sancionou a lei que cria o Núcleo de Atendimento ao Cidadão e Transparência, voltado a aproximar a população das ações do Executivo.
Jerônimo destacou que os projetos de transporte terão impacto direto no cotidiano da população: “Essas obras vão reduzir distâncias e transformar o dia a dia de milhões de baianas e baianos, oferecendo mais conforto, rapidez e integração no transporte”, afirmou.
A criação da Seponte também carrega peso político. O gesto reforça a tentativa do governo petista de consolidar sua marca como responsável por grandes obras estruturantes no estado, alinhada à promessa feita por Wagner há mais de uma década e que se tornou bandeira histórica da legenda.














Comentários